Diabetes, também chamado de diabetes mellitus, é uma condição que faz com que o açúcar no sangue aumente.
• Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes.
• Adultos que têm diabetes têm duas vezes mais chances de ter um AVC em comparação com pessoas que não têm diabetes.
• Pessoas com diabetes tendem a desenvolver doenças cardíacas e tem maior chance de desenvolver um acidente vascular cerebral em idade mais precoce do que as pessoas sem diabetes.
• Pessoas com pré-diabetes têm um risco aumentado não apenas de desenvolver diabetes tipo 2, mas também de doenças cardíacas e derrames.
Sabendo disso, é importante entender a conexão entre diabetes e acidente vascular cerebral, reconhecer os fatores de risco e tomar medidas para se manter saudável.
Por que o diabetes muitas vezes leva ao acidente vascular cerebral?
A conexão entre diabetes e acidente vascular cerebral tem a ver com a maneira como o corpo lida com a glicose no sangue para produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é decomposta em glicose para nos dar energia. A glicose entra na corrente sanguínea de uma pessoa depois que o alimento é digerido e viaja para as células de todo o corpo. Para a glicose entrar nas células e fornecer energia, ela precisa de um hormônio chamado insulina. O pâncreas é responsável por produzir essa insulina nas quantidades certas. Em pessoas que têm diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina. Em pessoas que têm diabetes tipo 2, o pâncreas produz muito pouca insulina, ou os músculos, o fígado e a gordura não usam a insulina da maneira correta.
Como resultado, as pessoas com diabetes não tratada acumulam muita glicose no sangue e suas células não recebem energia suficiente. Com o tempo, o excesso de glicose no sangue pode resultar em aumento de depósitos de gordura ou coágulos nos vasos sanguíneos. Esses coágulos podem estreitar ou bloquear os vasos sanguíneos no cérebro ou no pescoço, cortando o suprimento de sangue, impedindo que o oxigênio chegue ao cérebro e causando um derrame.
Fonte: stroke.org