Saiba O Que é Acidente Isquêmico Transitório (AIT)

Um ataque isquêmico transitório (AIT) é frequentemente alerta de acidente vascular cerebral que está por vir. Os sintomas do AIT e do AVC são os mesmos, embora a maioria dos sintomas dure apenas alguns minutos (mas pode durar até 24 horas). Embora o AIT geralmente não cause dano cerebral permanente, ele não deve ser ignorado.

O que é um AVC?

Um acidente vascular cerebral é um “ataque cerebral” que ocorre quando o sangue que leva oxigênio ao cérebro para de fluir e as células cerebrais morrem.

O que causa um AIT?

Quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado por um curto período de tempo, o fluxo sanguíneo para essa área do cérebro diminui ou para. Essa falta de sangue (e oxigênio) geralmente leva a sintomas temporários, como fala arrastada ou visão embaçada.  Os AITs são geralmente causados ​​por uma das três coisas:

• Baixo fluxo sanguíneo em uma artéria principal que leva sangue ao cérebro.

• Um coágulo de sangue em outra parte do corpo (como o coração) que se rompe, viaja para o cérebro e bloqueia um vaso sanguíneo.

• O estreitamento de um vaso sanguíneo menor no cérebro, geralmente causado pelo acúmulo de placa de gordura.

Quais são os sintomas de um AIT?

Os sintomas de um AIT são os mesmos de um acidente vascular cerebral e geralmente incluem o início súbito de qualquer um dos seguintes:

• Fraqueza, dormência ou paralisia da face, braço ou perna, geralmente em um lado do corpo.

• Problemas para falar ou dificuldade para entender os outros.

• Perda de visão em um ou ambos os olhos ou visão dupla.

• Perda de equilíbrio ou coordenação.

Como um AIT é diagnosticado e tratado?

O diagnóstico de AIT só pode ser determinado após uma avaliação por um profissional de saúde, que pode incluir testes clínicos, exames de sangue, ressonância magnética de crânio ou tomografia computadorizada de crânio para descobrir se há problemas relacionados ao coração, como batimentos cardíacos irregulares.

Como os sintomas do TIA se resolvem por conta própria, seu médico provavelmente trabalhará com você para tratar as causas subjacentes para evitar outro AIT ou um acidente vascular cerebral. As opções de tratamento dependerão da causa do AIT, do seu histórico médico e dos resultados dos testes realizados. O tratamento geralmente inclui medicamentos e mudanças no estilo de vida. O tratamento eficaz pode ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral ou outro AIT.

Fonte: stroke.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Mais artigos

Assine minha newsletter

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?