Conheça o que é AVC isquêmico

A maioria dos acidentes vasculares cerebrais (87%) ocorre quando os vasos sanguíneos do cérebro ficam estreitos ou obstruídos por depósitos de gordura chamados placas. Isso corta o fluxo sanguíneo para as células cerebrais. Um acidente vascular cerebral causado pela falta de sangue atingindo parte do cérebro é chamado de acidente vascular cerebral isquêmico. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral isquêmico.

Todos os AVCs isquêmicos são iguais?

Existem dois tipos principais de acidente vascular cerebral isquêmico.

• A trombose cerebral é causada por um coágulo de sangue (trombo) em uma artéria que vai para o cérebro. O coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para parte do cérebro. Os coágulos sanguíneos geralmente se formam nas artérias danificadas por placas de gordura.

• A embolia cerebral é causada por um coágulo (êmbolo) que se forma em outro lugar (geralmente nas artérias do coração ou do pescoço). Os coágulos são transportados na corrente sanguínea e bloqueiam um vaso sanguíneo ou que leva sangue ao cérebro. A principal causa de embolia é um batimento cardíaco irregular chamado fibrilação atrial.

Como o AVC isquêmico é diagnosticado?

Para um diagnóstico adequado do AVC é importante:

• Saber quando os sintomas do AVC começaram.

• Saber seu histórico médico.

• Ser feito um exame físico e neurológico.

• fazer alguns exames laboratoriais (de sangue).

• Fazer uma tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) ou ressonância magnética (ressonância magnética) do cérebro.

Como são tratados os AVCs isquêmicos?

O objetivo do tratamento agudo é manter a quantidade de lesão cerebral tão pequena quanto possível. Isso é feito restaurando o fluxo sanguíneo para a parte do cérebro afetada.

Existe um medicamento que desfaz o coágulo chamado alteplase usado para tratar o acidente vascular cerebral isquêmico. Esta medicação pode reduzir a incapacidade de um acidente vascular cerebral, rompendo um coágulo de sangue que está interrompendo o fluxo sanguíneo para o cérebro. Para ser receber alteplase, o médico deve diagnosticar seu AVC como um AVC isquêmico e tratá-lo dentro de 3 a 4,5 horas após o início dos sintomas do AVC.

Para pessoas com coágulos sanguíneos maiores, a alteplase pode não os dissolver completamente. Nesse caso, um procedimento chamado trombectomia mecânica pode ser considerado e deve ser feito o mais rápido possível em até 6 horas após o início dos sintomas do AVC.

Que outros tratamentos posso receber?

Quando alguém tem um derrame, corre o risco de ter outro. Uma vez que a equipe médica identifica o que causou o derrame, eles podem prescrever tratamentos ou procedimentos para reduzir o risco de um segundo derrame, como:

  • Medicamentos como aspirina e clopidogrel (antiplaquetários) e anticoagulantes interferem na capacidade de coagulação do sangue. Isso pode desempenhar um papel importante na prevenção de um acidente vascular cerebral.
  • A endarterectomia carotídea é um procedimento no qual o bloqueio dos vasos sanguíneos (coágulo sanguíneo ou placa gordurosa) é removido cirurgicamente da artéria carótida no pescoço. Isso reabre a artéria e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso só é feito em pessoas que têm um grande bloqueio nessa artéria.
  • Às vezes, um derrame é o primeiro sinal que uma pessoa tem de outras condições de saúde como pressão alta, diabetes, fibrilação atrial (um distúrbio do ritmo cardíaco) ou outra doença vascular. Se algum deles for diagnosticado, a equipe médica prescreverá o tratamento adequado.

Fonte: stroke.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Mais artigos

Assine minha newsletter

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?